SPED ECF: antecipe-se!

Em:

Fiscal

Hands of business team analyzing financial document

O SPED ECF é uma obrigação que compõe o projeto SPED, em que as pessoas jurídicas devem informar ao Fisco todas as operações que compõem a base de cálculo e o valor apurado de IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e de CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).  

Estão obrigadas a entregar a ECF todas as pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real, lucro presumido, lucro arbitrado e todas as imunes e isentas. A ECF funciona, desde 2015, como uma forma de validação da apuração de IRPJ e CSLL, em substituição a DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica).

Uma das inovações da ECF corresponde – para as empresas obrigadas à entrega da Escrituração Contábil Digital (ECD) – à utilização dos saldos e contas da ECD para preenchimento inicial da ECF. Ou seja, é obrigatório importar os saldos informados e validados no ECD e também importar os saldos finais da ECF do ano anterior.

Além disso, na ECF haverá o preenchimento e controle, por meio de validações, das partes A e B do Livro Eletrônico de Apuração do Lucro Real (e-Lalur) e do Livro Eletrônico de Apuração da Base de Cálculo da CSLL (e-Lacs). Todos os saldos informados nesses livros também serão controlados e, no caso da parte B, haverá o abatimento de saldos de um ano para outro.

Para realizar a entrega com tranquilidade, fique atento às informações abaixo:

  • Atente-se ao prazo final: 29 de Julho, sexta-feira.
  • O arquivo gerado e assinado pelo Programa Validador e Assinador (PVA) do Sped Contábil, exercício 2015, deverá ser utilizado como insumo para o preenchimento da ECF, por meio da opção Recuperar dados ECD, disponível no PVA, no qual já serão recuperados automaticamente os registros do Bloco C, conforme layout.
  • Relacione seu plano de contas com o plano de contas referencial da Receita Federal
  • As demais informações deverão ser preenchidas manualmente dentro do PVA, pois tratam-se de dados de domínio EXCLUSIVO do seu contador.

Mais uma vez a PC se antecipou e proporcionou vídeos-tutoriais de todo o processo de geração, validação no PVA programa validador e assinador, e ao que se refere cada registro. Além disso, conta com um time interno capacitado para auxiliar em todos os processos necessários e nas validação dos arquivos.

Para maiores informações, entre em contato conosco pelo 0800 707 2 707 e fique em dia com as obrigações fiscais. Não deixe para a última hora.

New Call-to-action

Outras novidades

10.05.2016
O SPED Contábil é uma obrigação fiscal que compõe o Projeto SPED, e acontece por meio da entrega da Escrituração Contábil Digital (ECD). Dessa forma, todas as empresas obrigadas à tributação do lucro real devem...
Todas as noticias